Comunicados ao mercado e fatos relevantes são classificados pela CVM como informações periódicas eventuais, e não possuem periodicidade definida. Têm a função de transmitir ao mercado informação pontual sobre determinado assunto ou de formalizar informação que a companhia queira tornar pública.
Os comunicados ao mercado têm características mais flexíveis e podem ser utilizados sempre que o diretor de Relações com Investidores (ou a companhia) entenda que uma informação importante tenha que ser passada ao mercado. Recomenda-se uma avaliação criteriosa dos assuntos a serem comunicados a fim de não gerar excesso de comunicação, evitando, assim, ruídos e a trivialização da ferramenta.
Alguns dos assuntos abordados por comunicados ao mercado são: market-share, introdução de nova linha de produto, detalhes sobre a operação da companhia, mudanças na administração e aumento na participação de acionistas relevantes, dentre outros.
Os fatos relevantes têm, em sua essência, a mesma função dos comunicados ao mercado, mas trazem assuntos de maior importância ao investidor e, por isso, possuem características um pouco diferentes (geralmente linguagem mais formal e obrigatoriedade de veiculação também em mídia impressa). Leia mais sobre este assunto no Capítulo 3 deste Guia.